quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Escolhido do Impávido Colosso

Ao ler, há algumas semanas, a notícia que o filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias foi o escolhido para representar o Impávido Colosso na premiação estadunidense do Oscar 2008, um louquejar me ocorreu. Muitos esperavam que Tropa de Elite fosse o escolhido, talvez excitados com a acção dos super-heróis bopenses, mas o fato é que o belo e suave filme de diretor Cao Hamburger foi o eleito.

Primeiro é preciso que se diga com todas as letras: pouca importância e relevância tem uma festa como esta do Oscar. Somente o fato de haver uma premiação para melhor filme estrangeiro, em detrimento ao melhor filme, já é um indício de má-fé e megalomania daqueles que organizam tal evento. Era de se esperar, em se tratando da pseudo-cultura estadunidense. Quer dizer que existe o melhor e o melhor do resto? Francamente! Assim como os habitantes dos Estados Unidos da América se consideram americanos, pura e simplesmente, esquecendo-se que todos que vivem na América (Sul, Centro e Norte) também o são, a premiação hollywoodiana somente corrobora este pensamento esdrúxulo de mundo. O que dizer duma academia que já premiou coisas como The Lord of the Rings, Forrest Gump, Shindler's List etc., e ainda adora venerar produções que insistem em mostrar uma visão parcial e alienada de certos factos da História Mundial, repetindo-os a torto e direito como se fossem maiores do que realmente o são?

Quanto ao filme tupiniquim: uma produção que retrata o período de repressão da ditatura militar sob a óptica de um garato de 12 anos, durante a Copa do Mundo de Futebol de 1970. O garoto, abandonado pelos pais, em função de perseguição política, tem de se virar numa cidade e realidade totalmente diversa da que está acostumado. Ao ver os dois filmes e compará-los, considerando por óbvio apenas este fragmento de estado de coisas, aumentou a minha dúvida a respeito de qual sociedade seria mais interessante de se viver. Pois de um lado, apesar dos esforços dos super-heróis bopenses, temos a guerra civil mostrada em todas suas cores, de forma nua e crua; de outro, uma sociedade ainda estruturada, onde não existia tal guerra como hoje a conhecemos.

Comparar 1970 com 2007 é viajar 37 anos no tempo e notar que: as ruas eram limpas, não existiam pedintes, mendigos, flanelinhas e toda sorte de infelizes que poluem a sociedade de hoje. A violência era mínima se comparada aos dias de hoje; não existiam grades e alarmes por todos os lados. Havia ainda inocência e se acredita que o Impávido Colosso era o País do Futuro... E também a população não havia crescido em quase 100%, aumentando consideravelmente a quantidade de pessoas cuja existência é resumida em sofrimento e privações de toda ordem. Para existir desta forma, seria melhor não existir!

O grande inconveniente daquela sociedade era a repressão imposta pelo Monstro Frio sob o domínio dos militares. Não se pode esquecer, sequer tolerar, que meia dúzia de ignorantes de farda, sem qualquer formação intelectual, possam dizer o que é certo ou errado, o que é justo ou não. Assim penso eu a respeito da repressão militar. Mas louvar a sociedade democrática, seu outro oposto, também não me faz delirar. Ao menos não na democracia que hoje se concebe, com seu fedor de igualdade exalando por todos os lados. A democracia grega, por exemplo, seria um bom modelo a se seguir, que na realidade é uma organização aristocrática de sociedade. E o mérito, ao invés da força, deve ser o do conhecimento; e a força deve apenas garantir que o melhor governe. Resta, pois, definir o conceito de melhor. Não me parece tarefa fácil, e embora encontre subsídios na classe intelectual, parece-me que haveria espaço para outras manifestações do saber, o que não invalidaria o modelo da sociedade.

Namaste!
____________________________________
O Ano em que meus Pais Saíram de Férias (2006)

» Direção: Cao Hamburger
» Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger, baseado em história original de Cláudio Galperin e Cao Hamburger
» Gênero: Drama
» Origem: Brasil
» Duração: 110 minutos

» Sinopse: Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar. Com Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat.

Fonte: Adoro Cinema

Nenhum comentário: