segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Das Interpretações que se Tornam as Coisas em Si

Gosto de pensar que no estar-vivo precisamos de meia dúzia de conceitos bem fundamentados para poder pensar decentemente. Sim, poucas coisas que, naturalmente, não são valorizadas. O sujeito passa onze anos na escola e ao sair torna-se um boçal cujo único objetivo é: ser aprovado no vestibular! Quando tem aula de filosofia, o que acontece raramente, por exemplo, é aquela coisa sonolenta de decorar filósofos, idéias de filósofos, teorias, datas etc., fora da realidade do estudante. Assim, qualquer estudante, cujos hormônios estão em alto nível de proliferação, acharia, como eu, uma imbecilidade tais aulas.

Um das idéias que ajudam a fazer pensar vou louquejar aqui: o quanto nos esquecemos que vivemos numa realidade de aparências, onde possíveis interpretações se tornam as coisas em si. Quando digo que um dia possui 24 horas, na verdade isso é uma interpretação possível para aquilo que defino como dia: a percepção do tempo em horas que se aproxima de um interpretável ciclo. Assim, a ciência chama o tempo que a Terra leva para fazer uma rotação completa sobre o seu eixo. Porém, este 24 horas da forma como o concebemos não corresponde em sua exatidão a 24 horas. No final, as contas não fecham! Precisamos ajustar a realidade para satisfazer nossos interesses. As cores são outro exemplo: o que vejo como verde, para um daltônico é vermelho. Para um outro animal, pode ser qualquer outra (idéia de) cor. Até o nome da coisa em si, verde e sua associação a uma determinada cor, é uma interpretação particular da nossa espécie sobre tal fenômeno. A matemática, e suas fantasias sobre a explicação de todas as coisas pelo número, é outro exemplo. Quando inventamos que o fatorial de zero é um, isso é o acomodamento conveniente para explicar uma deficiência em nossa interpretação possível do mundo pelo número.

Nada disso constitui, em essência, um conhecimento verdadeiro, somente um conhecimento possível. Alguém pode perguntar-se: existe um conhecimento verdadeiro? Ou a vida mesmo, e tudo que nos cerca, é uma interpretação conveniente daquilo que percebemos como real? Parece-me que para todas as coisas que existem não podemos alcançar a sua essência; supondo mesmo que exista tal essência. Até mesmo as palavras estão carregadas de interpretações e associações de modo que, ao nascer, o sujeito já ganha um mundo pronto, com verdades, regras e conceitos já pré-definidos e não raro é incapaz de perceber que este estado de coisas é apenas uma única interpretação possível que foi criada ao longo de séculos pelo homem.

Ao perceber que se vive numa realidade falsificada pelo homem, e que o questionamento e reinvenção de tudo que há não é apenas possível, como desejável, infinitas possibilidades a apimentar o chá são possíveis. Para muitos, viver com as pequenas verdades que lhe foram dadas é o suficiente; e dão o nome de crença à interpretação do mundo que acreditam ser real. E, para ser resistente, não pode ser contestada. As religiões são um câncer cuja origem é o medo da percepção que na realidade não há realidade, apenas interpretações de realidades. No cristianismo, duvidar é já pecar! Mas isso é assunto para outro louquejar...

Namaste!

Nenhum comentário: